sábado, 13 de novembro de 2021

Contos tradicionais - O rato do monte e o rato do moinho

 

. O rato-do-monte e o rato do moinho

Um dia um rato-do-monte encontrou-se com um rato do moinho e começaram a conversar.

- Estás tão magrinho. Estás doente ou passas fome no monte – perguntou o rato do moinho?

- Estou magrinho, porque no monte há pouca comida.

- Anda comigo para o moinho que lá nunca falta nem grão nem farinha de trigo, de centeio e de milho. Olha para mim como estou gordinho!

- Não sei se me vou lá dar bem, sempre vivi no monte.

- Vais-te dar bem, sim; de barriguinha cheia, só podes ficar melhor, mais gordinho e mais luzidio.

Assim foi. Lá foram os dois a caminho do moinho. Chegados à porta, o rato-do-monte disse para o rato do moinho:

- Entra tu primeiro que sabes os cantos ao moinho e eu vou atrás.

Mas, mal entraram, apareceu um gato que saltou logo para cima deles. O rato do moinho, que conhecia bem todos os cantinhos, enfiou-se, logo, num buraco para fugir das garras do gato. O rato-do-monte, que não conhecia os cantos ao moinho e não sabia onde se esconder, só teve uma saída: saltar porta fora e fugir de novo para o monte.

Já no monte e a salvo, pensou: “mais vale magro no mato, do que gordo na barriga do gato”.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário