segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

O dia a dia - o trabalho no campo


 Dependendo da época do ano, assim era o trabalho no campo. Não era só o trabalho nos “chões”, a semear e a tratar o renovo, era também todo o trabalho relacionado com a comida e a cama do vivo e ainda com a lenha que era preciso trazer para casa. 



Tratar do renovo 


Depois das sementeiras, março e abril, havia sempre que fazer nos “chões”. O verão era o tempo de mais trabalho e do trabalho mais duro: os fenos, as ceifas, as malhas, as regas...; saia-se logo de madrugada, para aproveitar o fresco da manhã; pela hora do dia, ninguém podia aguentar o calor, tinha-se de estar em casa; só pelas quatro, cinco, horas se voltava de novo aos campos, até ao anoitecer. No fim do verão, ainda havia muito trabalho, tinham de se tirar as batatas, de fazer as vindimas e de apanhar a castanha e a bolota...
E mesmo de inverno, o trabalho no campo nunca acabava. Era preciso acartar a comida e a cama para o vivo.
   

Ir à comida e à cama do vivo 


Todos os dias se tinha de tratar da comida do vivo, ir à erva, ao milho, à ferrem, aos nabos..., ao que houvesse nos campos e os animais pudessem comer na loja.
Também, a cama do vivo era um trabalho diário, feita com rama de giestas, cortadas para isso, com palha, “figueitos” (fetos) e outro palhiço que houvesse nos campos e se pudesse trazer. De vez em quando, tirava-se o estrume da loja e renovava-se toda a cama.

Sem comentários:

Enviar um comentário