terça-feira, 5 de novembro de 2019

No século XIII, já existia Ágoas Bellas

No livro II das Inquirições do rei D. Dinis, que recolhem dados da Beira e Alto Douro, existe a referência a Ágoas-Bellas, na p.33 (que reproduzo abaixo). Mas, tratando-se de um português antigo, não podemos saber o que lá está escrito. Tomo por boa, a tradução de um pequeno excerto dessa página que encontrei num blogue sobre as freguesias portuguesas. 

Alguns dados históricos

 
Página 33 do livro II das Inquirições do rei  D. Dinis 

Diz o seguinte: 
“O concelho de Sortelha deu em tempo de El-Rei dom Sancho, tio deste rei (D. Dinis), a dom Ponço, herdamento que lavrassem seis juntas de bois, em aquele lugar hu ora (onde agora) hé Águas Belas; e ele foi acrescentado, de guisa (maneira) que fez hi essa aldeia”. 
Trata-se do rei D. Sancho II que reinou de 1223 a 1248; e portanto, o início de Águas Belas começa neste período, quando são dadas, ao tal Dom Ponço[1], terras equivalentes ao que seis juntas de bois poderiam lavrar (não parece muito), mas é, a partir daqui, que as terras deixam de pertencer à coroa e a aldeia se vai formando.



[1] Tentei, numa das minhas idas ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, saber quem era este senhor, mas não consegui nenhuma informação.


Sem comentários:

Enviar um comentário